Designação do projeto | CAO+( Criar, Adaptar e Otimizar ara Mais Qualidade de
Vida das Pessoas Apoiadas)
Código do projeto | CENTR0-05-4842-FEDER-000295
Objetivo principal | Promover a integração social e combater a pobreza e qualquer
discriminação
Região de intervenção | Centro
Entidade beneficiária | APPACDM E VISEU. ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE PAIS
E AMIGOS DO CIDADÃOD DEFICIENTE MENTAL
Data de aprovação | 30-09-2019
Data de início | 02-01-2019
Data de conclusão | 31-12-2021
Custo total elegível | 440 009,80€
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 374 008,33€
O objetivo geral desta operação consiste na reconversão, remodelação e adaptação da resposta social CAO, existente há 26 anos, a qual nunca foi alvo de modernização, sendo absolutamente imprescindível este investimento para garantir serviços que promovam essa qualidade de vida, saúde e bem-estar dos clientes. Especificamente para cada uma destas áreas pretendemos uma melhoria em termos de impacto ambiental e na saúde pública local, principalmente dos nossos clientes e colaboradores. Permite ainda a redução das necessidades de aquecimento e arrefecimento do edifício, com um impacto na redução substancial da eletricidade, gás e biomassa. Ao modernizar e readaptar os equipamentos existentes iremos melhorar as condições de funcionamento desta resposta social e da intervenção junto do público-alvo.
Este projeto resultou de uma candidatura ao Programa Operacional Regional do Centro; Eixo Prioritário “Fortalecer a coesão social e territorial (aproximar e convergir), Objetivo temático “Promover a coesão social e combater a pobreza e qualquer discriminação”; Prioridade de investimento
“Investimentos na saúde e nas infraestruturas sociais que contribuam para o desenvolvimento nacional, regional e local, a redução das desigualdades de saúde, a promoção da inclusão social através da melhoria do acesso aos serviços sociais, culturais e recreativos, e de transição dos serviços institucionais para os serviços de base comunitária”.
Este projeto permitiu modernizar o Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) da sede da APPACDM de Viseu no sentido de melhorar a qualidade de vida das pessoas apoiadas, através de:
- substituição da cobertura de fibrocimento por telhas termoacústicas em todo o edifício;
- substituição de toda a caixilharia para vidro duplo;
- construção de duas instalações sanitárias adaptadas de apoio à carpintaria;
- equipar a sala de bem-estar com mobiliário ergonómico;
- equipar a oficina de carpintaria com maquinaria;
- construir e equipar um Jardim Sensorial;
- modernização da Sala de Snoezelen com a aquisição de materiais de estimulação e relaxamento.


